Bem vindos!!!

sábado, 23 de junho de 2012

Prédio do Museu e suas águias


            Algumas vezes recebemos telefonemas de alunos, querendo saber informações sobre as águias que estão no prédio que abriga o Museu, outrora prefeitura.
            Aquele prédio foi inaugurado em 1907, o construtor foi César Tonelli, imigrante italiano que veio em busca de novas  oportunidades  para o Brasil. O historiador Humberto Perinelli Netto demonstrou em sua tese de doutorado que  na  construção do prédio de Barretos foi seguido o modelo do Palácio do Catete, chamado de Palácio das Águias.


            Mas o que significam as águias lá no Palácio do Catete? Águia era a ave que simbolizava o  baronato de Nova Friburgo, pois o barão de Nova Friburgo foi quem construiu a casa.
            Inicialmente,  no Palácio do Catete,  as águias eram de ferro, depois foram retiradas e colocadas estátuas de musas e em 1910 colocaram novamente as águias, mas de bronze.
            Desde antiguidade, a águia é usada como símbolo de poder por impérios, nações e exércitos. A ave foi marca das legiões romanas, das armas de Napoleão e das hordas de Hitler. Algumas cidades da região possuem guias em seus prédios, como Bebedouro. No Teatro Municipal do Rio de Janeiro há uma águia que cobre a cúpula do prédio, e foi restaurada em 2009. 

Prédio que abriga o Museu, sem as águias, final da década de 1910. Fonte: Álbum aspectos de Barretos.

            Como o Paço Municipal barretense foi construído tendo como parâmetro o Palácio do Catete,   deve-se a isso as  águias do nosso prédio. Em Barretos  as águias só foram colocadas  na década de 1920, e trouxe até um tom  pejorativo ao local, sendo chamado de palácio “dos Águias”, os rapinas na política.

Prédio com as águias, década de 1940. Fonte: acervo Museu "Ruy Menezes". 

            O motivo de ter sido colocada anos depois, provavelmente deve ter sido a falta de verbas na época.   Dá próxima vez que você for visitar o Museu, preste atenção nas águias que estão ali há muitos anos. Visite também o site criado por Sueli Fernandes:http://museuruymenezes.blogspot.com.b, que se refere ao museu de Barretos. 


Roseli Tineli


4 comentários:

  1. Roseli, não sabia desse detalhe das águias, que lindas as fotos, coloque sua marca nelas. conta mais que estarei esperando.

    ResponderExcluir
  2. Sinto orgulhosa de ser neta de Joaquim Freitas Borges e Mariana afilhada de Ibanez Freitas Borges e Adma Silva Borges Amém

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de conhecer você pessoalmente meu nome Marta Maria Silva Borges

    ResponderExcluir