Bem vindos!!!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Contos do Bié Machione: Enterro no rio


O conto a seguir é de autoria de Bié Machione 

Chico Tropeiro  dormira pouco aquela noite. Levantou cedinho e foi dar rumo ao seu trabalho. Com esforço, jogou o corpo  magro do homem morto de través no meio do seu cavalo.
Amarrou pés e mãos bem atados e encilhou então seu matungo  testa de estrela com seu lombilho chapeado de prata que fora presente do coronel Seixas.
Aquela encomenda do coronel lhe dera um trabalhão  às pampas. Primeiro teve  que tocaiar o Mané Bentão, o que não foi fácil. Depois de chumbeado e bem morto,  lá na curva da estrada que levava à balsa de travessia do rio, Bentão  ficou lá horas até que Chico voltasse depois de arranjar escolhido no pasto um boi “no jeito” para o serviço.
Chico abateu o caracu enorme com um balaço  quarenta e quatro bem na testa. O bicho não tugiu nem mugiu.  Caiu nos cascos. Com habilidade de açougueiro adquirida anos a fio, Chico tirou as vísceras habilmente, deixando limpa a carcaça por completo. Largou ali no pasto o boi abatido e voltou para buscar o morto que seria guardado no seu interior.
Chegou, desceu o cadáver do Bentão, enquanto conversava com o morto alegremente: - Então compadre cê nunca imaginou que seria enterrado na água  num caixão de carne e osso. Viu que desgraça a vida te reservou.
E com ironia macabra de matador desalmado  começou a costurar, sim,  costurar o corpo do morto na carcaça oca. Quando terminou estava lá bem guardado o Mané Bentão no seu ataúde de couro, carne e ossos, pronto para sua  viagem final.
Para o rio foi um pulo só, uma baixada suave. Amarrou a carga sinistra na cincha do seu cavalo e no cavalo de ajuda outra cincha larga e foi arrastando.
Foi tiro e queda e o boi  acabou estirado na correnteza suave do rio. Chico cortou as cordas e  lá foram homem e boi.
- Vai com Deus excomungado, gritou Chico. Voltou, pegou as rédeas de seu cavalo, a corda do barbicacho do outro e seguiu seu caminho.  






Livro editado em 1995. 


Bié Machione

2 comentários: