Bem vindos!!!

sábado, 23 de junho de 2012


Descoberta: Origem de Chico Barreto


        Em 1999 quando lançamos o livro “Primeiros povoadores e fazendas”, fizemos uma árvore genealógica da família Marques, uma das fundadoras de Barretos. Através de pesquisas em documentos  dos arquivos de Araraquara e Minas Gerais, descobrimos os inventários de  Simão Antônio Marques, sua esposa e filhos.
          Mas uma dúvida nos inquietava. Onde teria nascido Francisco José Barreto, outro fundador da cidade. Osório Faleiros da Rocha  em seu livro “Barretos de Outrora”  citou todos os filhos de Chico Barreto. Entretanto,  o local de nascimento e a data do falecimento ninguém sabia. Eram incógnitas.  
        Através de contatos com pesquisadores mineiros, sempre solicitávamos que quando soubessem alguma informação nos transmitisse.
           Pesquisando  alguns documentos que nos foram enviados de  Minas Gerais  encontramos referências a Francisco José Barreto. E está revelado o grande mistério: Chico Barreto era natural de Jacuí, Minas Gerais, nasceu em 1785. Era filho de João Clementino Barreto e Maria do Rosário Barreto. Casou-se com Ana Rosa de Jesus em 1805.  De Jacuí Francisco Barreto foi para Caldas, onde conheceu Simão Antônio Marques e acompanhando o tenente Francisco Antônio Junqueira vieram para estas paragens.
            Depois de prestar serviços ao tenente Francisco Junqueira recebeu a fazenda Fortaleza em paga aos serviços prestados. Todos nós sabemos que quando um grupo  migra de uma região para outra, carrega consigo, por questão de nostalgia e respeito, os nomes dos toponímicos de onde saiu.
Em Caldas, onde é certa  a passagem e a  permanência dele e de sua família por alguns anos, existe ao lado do distrito de São Pedro, aproximadamente a vinte quilômetros de Caldas, um patrimônio tão velho quanto aquela cidade, cujo nome sempre foi Fortaleza, ao lado direito de São Pedro, à beira do rio Pardo.
A fazenda Fortaleza recebeu esse nome  em razão do nome daquele povoado. A divisão da fazenda Fortaleza teve início no ano de 1898. Confrontava na sua parte setentrional com  as fazendas Pitangueiras e Monte Alegre, em sua parte ocidental com as fazendas Monte Alegre e Bagagem, ao sul com a fazenda Pitangueiras e do lado oriental com a  fazenda Pitangueiras.
Brevemente publicaremos mais informações sobre Francisco Barreto e seus  irmãos. 

5 comentários:

  1. Roseli essa família não lastros com a cidade de Mococa também??? estou louca pra saber o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola não sei, sei que minha vô é bisneta de Jose francisco Barreto, ela foi criada e viveu por muitos anos em cidade perto de barretos que se chama Guaraci, hoje ela esta residindo em Franca .

      Excluir
  2. Oi Roseli, sou mestrando da Fau-Usp, Rafael Giorgi Costa, tudo bem? Parabéns pelo trabalho. Como faço para obter o livro "Primeiros povoadores e fazendas"? Meu email é ragicosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho um levantamento da arvore genealogica da familia com 9 geracoes, tem interesse?

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre Florindo José Lopes da Silva e Maria Luiza das Neves. Eles eram pais de Anna Francisca de Jesus que era casada com Joaquim Ignácio Pimenta. Florindo vendeu parte de suas terras para Irineu Carvalho quando da divisão da Fazenda Fortaleza em 26 de fevereiro de 1886. E procuro algo sobre Florindo José da Silva e não acho nada.
    Também procuro por Emília Barbara de Jesus (casada com Laudelino Vieira de Carvalho), filha de Cândido Costa Pereira e Presciliana ( ou Perciliana) Bárbara de Jesus.
    Se pudesse me ajudar ficaria muito feliz.Obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir